Filósofos
Roger Establet e Christian Baudelot
Christian Baudelot :
- Nasceu em 1938;
- É um sociólogo francês especialista em sociologia da educação e trabalho;
- Emérito do departamento de ciências sociais na École Normale Supérieure e pesquisador do Centro Maurice Halbwachs;
- 1959 tornou-se aluno da instituição de ensino Louis Althusser.
Roger Establet :
- Nasceu em 1938;
- É um sociólogo Francês especialista em sociologia da educação e do trabalho;
- Completou seus estudos no ensino médio em Massena;
- 1959 tornou-se aluno da instituição de ensino Louis Althusser.
- Morreu em Dezembro de 1965.
na classe de preparação da École Normale.
Sociedade, Educação e Escola:
Eles demonstraram que a chamada “escola única” ,não pode ser “única” numa sociedade de classe. A cultura transmitida e elaborada não é uma só. Tudo que se passa na escola é atravessado pela divisão na sociedade.
A escola não é uma ilha de pureza e harmonia num mundo em conflito. Os fins da educação não são apenas diferentes, mas oposto e antagônicos.
A escola, o aluno e o professor não são os responsáveis, os réus, mas as vítimas. Por isso, não se pode compreender as escola se não for relacionada com a divisão da sociedade.
A escola: Reprodução da sociedade de classes
- Instituição – conhecimento e valores sociais
- Demonstrar a parcialidade desta visão
- Dividir e marginalizar os alunos – sociedade de classes.
- Classe empresarial – classe dirigente;
- Classe trabalhadora – classe dirigida;
- Escolarização não é clara;
- Escola única e universal;
“... A escola reproduz os valores, as ideias, a cultura, o mundo da classe empresarial como único mundo correto e possível”. Meksenas, 1993.
A Linguagem que aparece na escola
- Linguagem – processo de transmitir a outras pessoas os conhecimentos, valores e ideias. É a soma dos recursos que nos permitem divulgar informações.
- Linguagem da classe empresarial: “... A escola é prolongamento da vida cotidiana...”
Ao contrário da classe trabalhadora:
- Na visão de Establet e Baudelot: a escola é, para a burguesia, prolongamento da vida cotidiana, pois a linguagem adotada é a mesma utilizada no dia a dia da classe empresarial.
A explicação do Fracasso Escolar
- Establet-Baudelot desmitifica o fato de que a criança pobre não vence na vida devido às suas próprias deficiências;
- Para eles a escola sutilmente, através de sua linguagem, marginaliza estas crianças;
Conclusão:
- Escolarização é diferente para cada uma das classes;
- Escola reproduz desigualdades;
- Linguagem;
- Desempenho da criança pobre diferente da criança rica;
- Marginaliza a criança;
- Escola primaria;
- Papel do professor;
- Recompensa-punição;
- Aluno padrão;
Cristian BaudeloChristian Baudelo
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