sábado, 15 de novembro de 2014

  Filósofos
     Roger Establet e Christian Baudelot  




Christian Baudelot : 
  • Nasceu em 1938;
  • É um sociólogo francês especialista em sociologia da educação e trabalho;
  • Emérito do departamento de ciências sociais na École Normale Supérieure e pesquisador do Centro Maurice Halbwachs;
  • 1959 tornou-se aluno da instituição de ensino Louis Althusser.

Roger Establet :
  • Nasceu em 1938;
  • É um sociólogo Francês especialista em sociologia da educação e do trabalho;
  • Completou seus estudos no ensino médio em Massena; 
  • 1959 tornou-se aluno da instituição de ensino Louis Althusser.
  • Morreu em Dezembro de 1965.

Os dois se conheceram entre 1958 e 1962, no Liceu Louis le Grand,
na classe de preparação da École Normale.

Sociedade, Educação e Escola:
Eles demonstraram que a chamada “escola única” ,não pode ser “única” numa sociedade de classe. A cultura transmitida e elaborada não é uma só. Tudo que se passa na escola é atravessado pela divisão na sociedade.
A escola não é uma ilha de pureza e harmonia num mundo em conflito. Os fins da educação não são apenas diferentes, mas oposto e antagônicos.
A escola, o aluno e o professor não são os responsáveis, os réus, mas as vítimas. Por isso, não se pode compreender as escola se não for relacionada com  a divisão da sociedade.


A escola: Reprodução da sociedade de classes
  • Instituição – conhecimento e valores sociais
  • Demonstrar a parcialidade desta visão
  • Dividir e marginalizar os alunos – sociedade de classes.
  • Classe empresarial – classe dirigente;
  • Classe trabalhadora – classe dirigida;
  • Escolarização não é clara;
  • Escola única e universal;

“... A escola reproduz os valores, as ideias, a cultura, o mundo da classe empresarial como único mundo correto e possível”. Meksenas, 1993.


A Linguagem que aparece na escola

  • Linguagem – processo de transmitir a outras pessoas os conhecimentos, valores e ideias. É a soma dos recursos que nos permitem divulgar informações.
  • Linguagem da classe empresarial: “... A escola é prolongamento da vida cotidiana...”

Ao contrário da classe trabalhadora:

  • Na visão de Establet e Baudelot: a escola é, para a burguesia, prolongamento da vida cotidiana, pois a linguagem adotada é a mesma utilizada no dia a dia da classe empresarial.


A explicação do Fracasso Escolar

  • Establet-Baudelot desmitifica o fato de que a criança pobre não vence na vida devido às suas próprias deficiências;
  • Para eles a escola sutilmente, através de sua linguagem, marginaliza estas crianças;





Conclusão:
  • Escolarização é diferente para cada uma das classes;
  • Escola reproduz desigualdades;
  • Linguagem;
  • Desempenho da criança pobre diferente da criança rica;
  • Marginaliza a criança;
  • Escola primaria;
  • Papel do professor;
  • Recompensa-punição;
  • Aluno padrão;



Cristian BaudeloChristian Baudelo

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