Filósofo: Jean Piaget

Nasceu em 1986 Neuchâtel, Suíça. Formado em Biologia, mas logo se dedicou a estudar psicologia da inteligência, através do desenvolvimento mental da criança, se interessou a pesquisar como a criança passa de um nível de menor conhecimento para nível de maior conhecimento, ou seja, como ocorre o processo de gênese ( nascimento) da inteligência e do desenvolvimento das funções intelectuais. Sua, teoria denominou-se epistemologia genética , ficou conhecida como construtivista e foi considerada essencial para compreender como a criança constrói conhecimento.
“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria descobrir. Cria situações- problema” ( Jean Piaget)
A contribuição do Piaget na Educação
Piaget leva à conclusão de que o trabalho de educar criança não se refere tanto à transmissão de conteúdo quanto a favorecer atividade mental do aluno e de forma interativa.
Piaget se preocupou com a pedagogia, como qualquer outro pensador, mais não foi a obra dele. A preocupação dele é como a criança constrói o conhecimento.
Ele propôs para os professores apresentar sua teoria sobre o desenvolvimento infantil “Vocês educadores que fazem está obra da minha teoria.” ( Piaget)
• Sua teoria é encontrar novas técnicas, inteligência da criança.
• Movimentos pedagógicos, escolas novas, ensino tradicional, pedagogia renovada (formalismo do ensino fundamental de uma forma que ele estuda a criança, formação renovada).
• Construtivista construção com todos os conceitos Piaget anos.
“A principal meta da educação é criar homens que seja capaz de fazer coisas novas não simplesmente repetir o que outras gerações já fizera Homens que seja criadores inventores descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que esteja em condições de criticar verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.”
(Jean Piaget)
Nenhum comentário:
Postar um comentário