Por mais que existam
diferentes olhares, o estudo vem nos libertar de nossas ideias primárias para
pensamentos mais complexos. Não há possibilidade de uma instituição de ensino
ser um espaço neutro com tantas diversidades que encontramos no nosso cotidiano
onde métodos pedagógicos estão priorizando valores éticos, morais, religiosos,
e, não somente, conteúdos de ensino formando novas identidades por ser
considerado um dos lugares de maior importância na vida de uma criança e de um
adolescente no período em que ambos estão em sua fase de desenvolvimento. A
escola é um ambiente que precisa ser formador de opiniões e de identidades
próprias, mas infelizmente vem se tornando alvo de alienação.
Acredita-se que é responsabilidade do professor
que o indivíduo não consegue assimilar o conteúdo pedagógico. O professor tem
que ser proativo, reflexivo, questionador, compreender e respeitar o espaço de
cada indivíduo que se encontra. Com o dia a dia o se depara com algumas diversidades em sala
de aula uma delas a falta de comprometimento dos pais com a educação dos
filhos, não orientando com as atividades em casa delegando essa tarefa
somente a escola.
Os professores
enfrentam um desafio diário de que além de ter que lidar com os recursos
escassos. As famílias, por sua vez, cheias de problemas. A sociedade, o pouco
suporta a quem lhes é dado para a execução de um bom trabalho. Existem também
as reformas educacionais, de que maneira bem sutil vai aos poucos demonstrando
baixa confiança ao trabalho do educador. A falta de interação desses cuidados
com as atividades orientadas da escola. Pois cabe ao professor transformador
solucionar os problemas usando de sua autoridade com técnicas de aprendizagem,
com aulas didáticas, sendo criativo par que os alunos compreendam o
conhecimento. O professor precisa propor modos de transformação, não só de
mudança de comportamento do aluno, como também, educar para um mundo melhor,
pra se tornar um cidadão consciente, encontrando equilíbrio conhecimento moral,
intelectual e emocional. Quando os professores se deparam com algumas
dificuldades deve tentar encontrar métodos bem criativos para que os alunos
possam participar e consigam assimilar a conteúdo. E se persistir levar ao
conhecimento a coordenação pedagógica para juntos caminhos para que o aluno
consiga aprender. Que fique bem claro que o aprendizado não depende
exclusivamente do Pedagogo e da escola e sim, um conjunto entre pais e
professores.
É
necessário focalizar uma visão e depois indicar um questionamento. A partir da
tal compreensão, levantar indagações para compreender o modo do
“pensar-raciocínio”. Então se cria a libertação e o convite para a “liberdade
do pensar”, pois, retira o indivíduo da zona de conforto, da alienação e do
comodismo para um ambiente mais claro e um ser mais pleno com convicções. Neste
ato de pensar se fixa o processo de filosofar. Não requer pensar a nossa visão
e sim outras formas de ver o pensar. Por outras vezes revemos e ressignificamos
vários conceitos, quebramos tabus e paradigmas. A reflexão busca a origem ou a
causa da problemática e nos ensina a correção, compreensão e a desambiguação.
A escola e o professor não devem
desistir de serem transformadores na vida de cada um dos seus alunos. Pois cada
ser carrega consigo uma história de vida, uma experiência que, por muitas vezes,
pesada para sua idade, buscam no professor um exemplo que em casa não conseguem
ver e cabe ao educador trabalhar cada um, lapidando aos poucos para que no
futuro se torne um ser humano brilhante e capaz de ser formador e transformador
de opiniões. Se cada um fizer a sua parte o ensino não estará em um estado crítico
como vemos nos dia de hoje.
Mas para que tudo isso ocorra, precisa haver um
interesse do professor e do ensino pedagógico, realizando trabalhos com o
objetivo de que os educadores consigam aprender e colocar em prática no seu cotidiano
facilitando a aprendizagem de seus alunos.
Portanto,
uma maneira de instrumento crítico, estimulando a possível reflexão cultural,
questionador reflexivo, desenvolvendo o seu trabalho com recursos e demandas
que emergem da problemática do dia a dia.
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